sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nossa história: Por que um blog?

Diante da inscrição de três professores da EMEF Leão Novaes no curso "Introdução à Educação Digital" oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Peruíbe, surgiu a proposta da utilização de um recurso tecnológico já existente, onde viabilizasse os trabalhos mantidos pelos cursistas. Assim, houve mais um desafio a cumprir: criar um blog.
Atualmente, na era digital, nota-se uma grande variedade de blog's com diversas publicações. E por que ausentar-se de propagar boas ideias e reflexões saudáveis? 
É... a caminhada será longa e permanente. 
É preciso envolver a todos desta sociedade, buscando compreender os conflitos e comportamentos mantidos no dia-a-dia.
Enfim, este blog é, sem dúvida, uma tentativa sadia de explorar as diversas possibilidades de manifestação sócio-cultural que a escola busca resgatar e (re)apresentar à sociedade.

Abaixo, segue o projeto em andamento.

Projeto: Por dentro da escola.
 
Objetivos: Este projeto tem como premissa a construção de um ciberespaço, onde o trabalho escolar oferecido pela E. M. E. F. Leão Novaes seja expandido por meio de um ambiente colaborativo e útil a fim da (re) integração da escola, família e comunidade.

Justificativa: A tecnologia permeia as relações estabelecidas entre os indivíduos nas diferentes instâncias sociais e, a escola, como local propício para a promoção de novas aprendizagens agrega a responsabilidade de oferecer este momento e espaço.

Recursos humanos: Funcionários da Unidade Escolar

Recursos tecnológicos: Lousa digital, computadores, projetor de imagem e internet (banda larga).

Duração: Permanente

Público alvo: À sociedade

Etapas prováveis a serem desenvolvidas:

1. Apresentação do projeto aos professores e gestores para que esses sejam multiplicadores junto aos alunos e comunidade escolar; 

2. Oferecer aos alunos momentos de interação com o ambiente tecnológico e promover aulas teóricas que sirvam de suporte para a execução das aulas práticas; 

3. Elaboração de conteúdos e postagens pelos professores e seleção desses materiais pelos moderadores. 

4. Revitalização do espaço Telecentro pela equipe diretiva da Unidade Escolar pleiteando mais máquinas – ou, minimamente, seu pleno estado de funcionamento - e recursos que garantam o bom uso das ferramentas para os alunos. 


5. Promover reflexões no blog para que haja uma construção coletiva, mediada pelos moderadores, a fim do entrosamento entre as partes envolvidas no projeto escolar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes